segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto identidade










Cada um tem a sua história

1.Objetivo:
 Conhecer a história de vida de cada criança, levando-as a perceberem a importância da família, identificando as diferenças que existem entre as pessoas para que possam aprender a respeitá-las.




2. Justificativa:
Esta proposta possibilitará ao professor um melhor conhecimento da realidade de seus alunos e além disso os alunos também poderão perceber que existem diferenças entre eles, aprendendo a respeitá-las.

3. Publico alvo a ser envolvido (Série/Ano):
O projeto está sendo planejado para ser desenvolvido no 1º ano do Ensino Fundamental

4. Mídias e tecnologias a serem envolvidas:
- Vídeo: Gente tem sobrenome – Toquinho.
- Livros: Tudo bem ser diferente, O patinho feio, Menina bonita do laço de fita. - - Música Você é especial de Aline Barros.
- Fotos dos alunos em diferentes etapas da vida

5. Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:
a- Contação da história: Menina Bonita do Laço de Fita
b- Cada criança entrevistará os seus pais e solicitará que registrem quais foram os eventos mais significativos na história de vida de seu filho.
c- Solicitar que tragam fotos suas, mostrando seu desenvolvimento ano a ano.
d- Elaborar o livro da vida de cada aluno, mesclando imagens dos alunos, que foram digitalizadas, com os relatos enviados pelos pais.
e– Proporcionar que cada um leve para casa, diariamente, a história de um dos colegas para ler e mostrar aos pais.
f- Assistir ao vídeo do Toquinho, aprendendo a canção Gente tem sobrenome e a partir da música criar uma encenação.
g- Pesquisar a origem e o significado de seu nome.
h- Elaborar um cartaz coletivo em que apareçam os nomes de todos os alunos com seu devido significado.
i - Contação de história: O Patinho Feio. Realizar brincadeiras que proporcionem a percepção das diferenças entre os colegas (alto, baixo, loiro, moreno, cor dos olhos, tamanho do pé, cor da pele...)
j- Aprender a canção: Você é especial de Aline Barros.
k- História: Tudo bem ser diferente.
l- Promover um passeio para que todos possam conhecer o local onde moram seus colegas.
n- Elaborar um mapa coletivo mostrando onde cada um dos alunos mora e onde está localizada a escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário